Siga-nos nas Redes Sociais

Distinções Públicas

As Nossas Distinções Públicas

diploma-de-meritoA distinção de cidadãos pelo percurso da vida tem um duplo objectivo. Por um lado, traduz o reconhecimento e admiração por quem, no exercício da sua actividade, se destacou dos outros, sabendo erigir-se como uma figura em que a sociedade titula um particular mérito. Por outro lado, o carácter público de uma nomeação honorífica tem também como finalidade, de todo acessória, tornar o visado num exemplo a seguir pelos outros, pelas novas gerações, numa referência de prestígio, que apela a que a sua forma de estar na vida possa servir de modelo à sociedade.

Afirmar que os feitos dos Portugueses se ficaram pelos descobrimentos revela pouco conhecimento do que têm realizado ao longo de gerações, dando continuamente provas do seu valor no País e no mundo, quer individualmente, quer nas áreas empresarial, científica, cultural, artística, desportiva, associativa, filantrópica, entre outras. Feitos de significativo valor para o bom nome e prestígio de Portugal no mundo.

Estas iniciativas envolvem portugueses que na vida se afirmaram e afirmam como Gente de Valor, que importa sirvam de referência, exemplo e inspiração a esta diáspora portuguesa, que hoje se renova com todos os países da CPLP, nomeadamente Angola, Moçambique e Brasil. As distinções públicas são homenagens justas, que reconhecem a capacidade demonstrada pelos portugueses de sempre estarem à altura de quaisquer desafios, afirmando-se independentemente das circunstâncias difíceis que possam enfrentar para (re)construir as suas vidas. Tais homenagens são dirigidas àqueles que mais se distinguem, um reconhecimento público merecido. Mas, simultaneamente, representam um incentivo ao trabalho e esforço de tantos outros, bem como à cultura da Excelência e à capacidade de afirmação de um povo.

Neste âmbito, ao longo dos seus 25 anos de existência, a Academia do Bacalhau do Porto e alguns dos seus compadres foram merecedores do reconhecimento público pelo mérito pessoal das suas vidas e no contexto de todas suas actividades profissionais.

 

É o próprio Governo Português que “manifesta grande admiração por todos aqueles que integram este movimento de boa vontade e espontaneidade” reconhecendo a sua importância sociocultural, razão pela qual, em Setembro de 1997, o ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Eng.º José Lello, outorgou o DIPLOMA DE MÉRITO, pela “acção Relevante das Academias do Bacalhau em prol das Comunidades Portuguesas.”

NOTAS: INSERIR FOTOS DE DISTINÇÕES PÚBLICAS

Voltar