Siga-nos nas Redes Sociais

Tertúlias

Jantares – Almoços – Tertúlias

Jantares Tertúlia

Jantares Tertúlia

Os Jantares-Tertúlias da Academia do Bacalhau do Porto, realizam-se à terceira sexta-feira de cada mês, com excepção dos Almoço do Natal, Páscoa e de Aniversário em datas a determinar e julgadas mais convenientes.

Nestes Jantares, para além da vertente convívio e da vertente filantrópica que os anima, introduziu-se por iniciativa do Presidente César Gomes de Pina, a vertente cultural, pelo que são normalmente convidados individualidades de renome e prestígio nacional e internacional, nomeadamente na área da medicina, nutricionismo, ensino, enologia, desporto, poesia, teatro, etc., que no final dos mesmos, apresentam curtas mas mui importantes palestras, sobre temas das suas diferentes especialidades.

Desta maneira, estes Jantares-Convívios, saem da vulgaridade, tornando-se muito mais apelativos porque neles se debatem temas interessantes e úteis no que diz respeito a uma melhor qualidade de vida e enriquecimento cultural.

O mais curioso é que estas personalidades, acabam por aderir às causas e à própria Academia, tornando-se também Compadres que por sua vez trazem outros amigos.

Citamos por exemplo, entre muitos outros, o Dr. Vasco Gama Ribeiro, eminente cardiologista internacionalmente conhecido, Director de Cardiologia do Centro Hospitalar de Gaia, que dotou este Hospital com um equipamento de Angio-Tac, único na Europa, e que tem apresentado palestras sobre “ Factores de Risco Cardio Vascular” e outros temas, é hoje o Compadre Vasco Gama, Vice-Presidente da Academia do Bacalhau do Porto na Área da Saúde e como tal tem prestado a sua melhor assistência, a Compadres e Comadres de todo o país, que a ele e aos seus serviços têm recorrido.

Na Academia do Bacalhau do Porto a média de presenças por Jantar, era da ordem de 20 pessoas. Porém, a partir do 2006, com a Presidência do Compadre César Gomes de Pina que tem levado a cabo com as suas Direcções e muito dinamismo, uma estratégia por objectivos, bem planeada e concretizada, o número de Compadres efectivos já atingiu em 2008 cerca de uma centena e meia e continua a crescer.

Assim, tornando os Jantares-Tertúlias mais apelativos e com muito mais interesse, a média de presenças passou para cêrca de uma centena de pessoas por Jantar mensal, consequência óbvia dum trabalho e esforço colectivo!.

Mapa Anual da Evolução de Presenças 1996 - 2014
Voltar